top of page
  • Paula Guimarães

VI Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST - UNESP


Na última semana de Maio (e primeiro fim de semana de Junho), foi realizado o VI Simpósio de Estatística Aplicada da Empresa Júnior de Estatística da FCT – Unesp (SEAJEST) em Presidente Prudente/SP.


O evento, que ocorre desde 2011, incluiu palestras, minicursos e mesa redonda de ex-alunos.


Foram quatro dias de muito aprendizado e discussão em diversos temas aos quais se aplica a estatística, como cooperativas de crédito – instituições financeiras sem fins lucrativos que oferecem serviços similares aos de um banco – e machine learning – em que são criados algoritmos para uma inteligência artificial gerar predições.


Os participantes da mesa redonda são profissionais de diversas áreas do mercado de trabalho que compartilharam com os alunos tanto suas experiências profissionais quanto da época da faculdade.


Cartaz SEAJEST

Nesse ano foram convidados nossos estatísticos: Camila Levorato (ex-aluna da Unesp) e João Luiz Guimarães (formado pela UFSCar).


Visando motivar os alunos do curso com uma apresentação um pouco mais dinâmica, eles apresentaram a palestra “Estatística na Prática! Como são feitas as Pesquisas Eleitorais”, na qual explicaram e exemplificaram como se realiza uma pesquisa eleitoral: desde a reunião inicial com o cliente até a apresentação dos resultados. Passando pela identificação do problema, elaboração do questionário, determinação da amostra, coleta de dados no campo e análises no instituto. Sempre com exemplos reais.


Nas análises, também falaram sobre dois dos mais modernos pilares da pesquisa eleitoral: os Preditores de Voto e Atributos Pessoais.


Essas duas metodologias, desenvolvidas pelo próprio Instituto, determinam estatisticamente os anseios da população.



Foto da Apresentação

Os preditores mostram a importância, para o eleitor, de cada serviço oferecido pela administração pública (saúde, educação, segurança, etc.). Eles variam de cidade para cidade e mudam com o passar do tempo.


Os atributos pessoais revelam como o candidato é visto pela população (honesto, inteligente, competente, trabalhador, etc.), quais seus pontos fortes e onde é preciso melhorar. Assim, um candidato pode explorar melhor suas características sem mentir sobre quem é ou o que irá realizar.


Ao apresentar exemplos reais e aplicações da estatística no dia-a-dia de trabalho, acreditamos ter influenciado e aumentado a curiosidade dos alunos, uma vez que eles já veem muita teoria durante o curso. Ao final da palestra, os alunos participaram com diversas perguntas e questionamentos.


Além da nossa participação, o evento contou também com Raniere Ramos, autor do blog O Estatístico (confira aqui), que apresentou as diversas possibilidades na carreira de um estatístico; a startup Impulse, que cria aplicativos e plataformas educacionais; e a empresa Theodoro LTDA, consultoria voltada para a certificação de ISO.


O Simpósio incluiu ainda Minicursos em SAS (ministrados pelo Teo Calvo) – uma das ferramentas mais utilizadas pelos estatísticos – e uma palestra do Professor Antônio Assis sobre plano diretor e logística.

Foto da Mesa Redonda

O Instituto Guimarães agradece à EJEST e ao Professor Mário Tarumoto pelo convite e participação nas palestras e na mesa redonda.

Ficamos à disposição para participar de qualquer novo evento, seja na UNESP ou em qualquer outro local.

Nossa apresentação sobre Preditores e Atributos Pessoais pode ser conferida na página inicial de nosso site: início

A programação completa do evento pode ser consultada em: www.ejestunesp.com/inscricoes

Para saber mais sobre a EJEST, acesse: www.ejestunesp.com

Mais informações sobre o curso de Estatística da UNESP em: www.fct.unesp.br/#!/departamentos/estatistica

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Tags
bottom of page