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como

fazemos?

COLETA DE DADOS

Para cada pesquisa, o Instituto Guimarães determina uma equipe de supervisores e coordenadores com larga experiência, de forma a ter o máximo controle sobre todo o processo de coleta de dados.


A arrecadação de informações é realizada com equipe própria, sem jamais terceirizar o campo da pesquisa. Todos os entrevistadores são selecionados, recrutados e treinados pelo próprio Instituto Guimarães.

INOVAÇÃO

O Instituto Guimarães procura atender aos clientes estudando e analisando caso a caso suas demandas. Tem seu alicerce de análise na estatística: aplica modelos estatísticos sobre a base de dados, de forma a obter as principais variáveis explicativas do “problema” avaliado, sejam elas da área política, eleitoral ou de mercado.

PREDITORES: São os principais temas de campanha. Aqueles que movem os votos de um determinado político ou os interesses de um consumidor. Em uma pesquisa política, aplica-se um modelo estatístico capaz de fornecer os preditores da avaliação de governo, possibilitando ações direcionadas a melhor atender os anseios da população. Já na pesquisa eleitoral, busca-se avaliar os preditores positivos e negativos da gestão, possibilitando à equipe de marketing de cada candidato conhecer os temas com maiores possibilidades de agregar votos, bem como quais assuntos são prejudiciais aos oponentes.

ATRIBUTOS PESSOAIS: O potencial de cada candidato é trabalhado individualmente, comparando seus atributos pessoais. Uma pesquisa estatística é aplicada sobre 36 atributos básicos, distribuídos dentro de seis grupos temáticos: aparência, confiabilidade, competência, firmeza, proteção e combatividade. Essa análise estatística apontará com precisão quais dos atributos são somente de imagem e quais são qualidades de imagem e voto.

Por exemplo: é comum determinado candidato ser reconhecido como honesto, mas esse atributo não lhe dar votos. Ou ainda, determinado candidato ser reconhecido como competente, mas o eleitor estar mais interessado, naquele momento, em alguém que dê mais valor aos aspectos sociais de combatividade ou proteção. Dessa maneira, uma pesquisa específica sobre atributos pessoais é essencial para nortear o rumo da campanha.

ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÃO: Nas pesquisas de mercado, o Instituto Guimarães se destaca com inovações em pesquisas de satisfação do cliente que determinam, dentre todas as características do produto, aquelas que influenciam significativamente a avaliação geral. Quantificar a participação de cada característica dentro da satisfação global ajuda a estabelecer os pontos fortes e fracos do produto, onde e como melhorá-lo e o que incluir ou não em uma propaganda.

GRUPO CONTROLE: Fundamentais para o acompanhamento de mudanças de opiniões ou de atitudes ao longo do tempo, seja acerca de um político ou produto. Os mesmos eleitores/consumidores são entrevistados periodicamente a fim de produzir uma avaliação quantitativa das mudanças de opinião e refletir, com uma abordagem qualitativa, sobre todos os seus motivos, seja sobre o produto pesquisado ou o candidato escolhido.

Inovação

ANÁLISE

O Instituto Guimarães realiza pesquisa de campo (face-a-face), por telefone e até online. Independente do método utilizado para coleta de dados, é de fundamental importância realizar uma análise de pesquisa adequada.

PESQUISAS ELEITORAIS: Nas pesquisas eleitorais, a imagem (positiva/negativa) dos candidatos projeta com alta precisão o seu teto de intenção de voto. Da mesma forma, a avaliação do governo pode prever, com alto grau de certeza, o campo de atuação (situação/oposição) vencedor das eleições.

PESQUISAS DE MERCADO: Nas pesquisas de mercado, o perfil do consumidor determina quais produtos/marcas disputam o mesmo mercado, ou seja, disputam o mesmo consumidor. A análise de dados feita a partir de cruzamentos das variáveis pesquisadas permite ainda situar de imediato cada candidato/produto em seu campo de atuação. Dessa forma, é possível prever quais grupos, candidatos, produtos ou marcas disputam o mesmo eleitor/consumidor. Esse conhecimento prévio será de fundamental importância à equipe de marketing do cliente.

Análise

PESQUISAS QUALITATIVAS:

As pesquisas qualitativas pontuam, principalmente, as potencialidades e fragilidades avaliadas a partir de um roteiro preestabelecido.

PESQUISAS DE OPINIÃO: Uma das análises mais importantes nas pesquisas de opinião é determinar as diferenças estatísticas entre os perfis dos entrevistados, analisando os resultados por Gênero, Faixa Etária, Grau de Instrução, Faixa de Renda, Religião, Condições de Trabalho, entre outras. Todos os cruzamentos de variáveis pertinentes ao escopo do projeto também são fornecidos de imediato ao cliente.

ESTRATÉGIA

Estratégia e Consultoria

O Instituto Guimarães oferece mais do que apenas dados sobre o quadro eleitoral, político ou mercadológico. Além de ser um instituto de pesquisa de mercado, eleitoral ou política, tem como prática fornecer elementos fundamentais para a elaboração de estratégias e ações com base nos resultados.
 

Essas estratégias fazem parte da intenção das pesquisas e são amplamente discutidas quando os relatórios são apresentados aos clientes.

CONSULTORIA

Trabalhando em conjunto com a equipe de marketing das empresas, o Instituto Guimarães fornece consultoria política, eleitoral e de mercado.  Por ter um time que conta com o Professor de Estatística da UNICAMP, Paulo Guimarães, o Instituto também oferece cursos em parceria com nossos clientes, possibilitando um melhor entendimento de toda a análise estatística aplicada nas pesquisas.

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