sobre
HISTÓRIA
O Instituto Guimarães nasceu em 2017, no entanto, tudo começou no início dos anos 90, quando o economista Marco Aurélio Guimarães, assessorado pelo seu irmão, Paulo Guimarães, professor de estatística da UNICAMP, fundou o Instituto GPP, em parceria com outros sócios.
Por mais de 25 anos, o Professor Paulo Guimarães foi consultor do Instituto GPP e, junto com Marco Guimarães, atuou nas mais diversas áreas do mercado de pesquisas, tendo o desenvolvimento de seus projetos sempre norteado por sua eficiência técnica. Foram pioneiros no desenvolvimento e na análise de Preditores, um diferencial metodológico utilizado em estudos políticos e estudos de mercado. Tornaram-se nacionalmente reconhecidos por atender às necessidades de seus clientes com a estatística.
Em 2016, a Unidade de Negócios de São Paulo desliga-se do Instituto GPP. Novos tempos se iniciam! O Professor Paulo Guimarães, em parceria com Marco Guimarães, mais o estatístico João Luiz Guimarães, fundam um novo instituto de pesquisa: o Instituto Guimarães – Pesquisa & Planejamento.
Em 2017, o Instituto Guimarães inaugura suas operações. Mantém seus princípios e o apreço pelo teor técnico no planejamento de pesquisa, aprimora sua equipe e segue reconhecido como uma instituição de referência pela eficiência e agilidade na realização de pesquisas quantitativas e qualitativas; inovações metodológicas; fundamentação estatística que utiliza em suas análises de dados, bem como pela elaboração de estratégias de ação coerentes com a análise dos resultados. Sempre pautado na qualidade das informações que coleta e analisa, em seu profissionalismo e em sua autonomia técnica em todas as fases do processo.
EQUIPE
O Instituto Guimarães possui hoje uma Equipe Fixa composta por profissionais formados nas mais renomadas Universidades e Faculdades do País: Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), UFRJ, UFF, UFSCar, UNESP, ESPM, FGV e Unicamp.
MISSÃO
A missão do Instituto Guimarães é produzir de forma ética, profissional e eficiente, informações estatísticas de qualidade e relevantes para dar o máximo de suporte aos clientes nas mais diversas áreas de atuação.
VISÃO
Além de especialista em planejamento de pesquisa, ser uma empresa de pesquisa de mercado, eleitoral e política referência no país na área de análise estatística. O objetivo é destacar-se sempre por oferecer informações relevantes e de qualidade para seus clientes.
VALORES
Eficiência na utilização dos recursos postos à disposição pelo cliente, buscando a técnica de pesquisa mais adequada para obter uma coleta de dados eficiente.
Relevância dos questionários e roteiros de pesquisa aplicados, de forma a responder também com relevância às necessidades dos clientes.
Confidencialidade total nos resultados de pesquisa que produz, sem interferências de quaisquer elementos de dentro ou fora do Grupo Diretor de cada trabalho realizado.
Obediência ao cumprimento dos prazos preestabelecidos, de forma que o cliente possa contar com as análises dos resultados em tempo hábil para a sua utilização.
Acima de tudo, profissionalismo no exercício de pesquisa quantitativa e qualitativa, com liberdade para a escolha dos métodos e técnicas apropriadas para cada objetivo.